Faturando Alto 2.0   Dicas  e Idéias para Alavancar a Vida Empreendedora          #Aprender e #Empreender

Açaí – Nutritivo, Saboroso e Lucrativo

26/09/2017

          Uma fruta popular na Região Norte do País, caiu nas graças do Brasil inteiro e  alguns países não resistiram a tantos benefícios. Pois é o Açaí veio pra ficar e tem provado ser além de nutritivo e saboroso, extremamente lucrativo. Embora já consumida há muito tempo no norte do Brasil, ficou popular quando servido como uma sobremesa gelada, e dessa forma que tem ganhado cada vez mais mercado, e se tornou um produto de exportação.

        O açaizeirofruta do açaí (palmeira produtora do açaí) tem uma representatividade socioeconômica considerável na região amazônica, assim como o guaraná representa ao Estado do Amazonas, onde é a principal atividade em muitas cidades ribeirinhas e com mercado certo principalmente pela indústria de refrigerantes. Dos alimentos processados que contêm açaí e lançados no mercado mundial nos últimos 5 anos, 22% são representados por sucos, 12% bebidas energéticas e esportivas, 9% lanches, 7% sobremesas e sorvetes, 5% na categoria láctea e 3% em doces e balas, sendo que Estados Unidos (30%), Brasil (19%) e Canadá (8%) foram os países mais representativos no lançamento desses produtos. Em 2012, a produção nacional de frutos alcançou 817,2 mil ton, avaliada em US$ 1,2 bilhão. Esses dados já estão desatualizados, e o consumo e exportação aumentaram muito nos últimos 5 anos e com um crescimento previsto ainda maior.

Lojas especializadas em Açaí estão ganhando cada vez mais espaço 

 

A Indústria de Gelados vem aproveitando muito bem esse potencial, e principalmente através do creme extraído da polpa, que nada mais é do que a polpa congelada, adoçada e adicionada de emulsificantes e liga neutra, e algumas vezes misturado com frutas, e dessa forma, principalmente, vem sendo consumida em todo o país, exceto nas regiões de produção da fruta, onde ela é preferencialmente consumida pura, sem nenhum complemento.

 

Dessa forma, o creme de açaí foi também a solução de um problema que a Indústria de Gelados enfrenta no Brasil. É que na visão dos consumidores, os sorvetes são guloseimas, servidas como sobremesa com baixo valor nutritivo. Já o açaí se posicionou na mente do consumidor como um alimento nutritivo, mesmo sendo adoçado e servido como sorvete, ainda assim, na visão do consumidor ele é muito mais que uma sobremesa, o que aumenta consideravelmente o consumo, pois pode perfeitamente substituir ou complementar uma refeição, enquanto o sorvete algumas vezes é evitado por quem tenta manter a boa forma.

 

Assim, há um efeito interessante no mercado, impulsionando toda uma cadeia produtiva, desde a produção, que mesmo sendo um fruto típico do Pará, já é produzido por agricultores em outras regiões do Brasil, Fábricas de beneficiamento que transformam o produto em polpas e em alguns casos, ali mesmo já fazem o creme de açaí, quando não, esse creme é feito pelas distribuidoras, que podem ser também as fábricas de sorvetes, até chegar às Açaiterias e supermercados pelo mundo a fora.

 açaí na tigela

O Açaí como Oportunidade de Negócio

É possível encontrar muitas açaiterias formatadas em redes de franquias ou lojas independentes que são administradas pelos proprietários, que algumas vezes adquirem o produto pronto para consumo de fornecedores que mantém uma produção padronizada e de acordo com as normas técnicas de segurança em manipulação de alimentos, e outras vezes os proprietários investem na produção própria, na aquisição de equipamentos, e nesse caso é necessário atenção para não descumprir normas sanitárias, visto que há manipulação de várias matérias primas, sendo ideal a pasteurização para garantir a qualidade do produto.

 

Empreendedores que querem aproveitar esse mercado e criar sua açaiteria ou sorveterias que queiram incluir o fruto em seu cardápio, o ideal sem dúvida é adquirir o creme pronto de algum distribuidor que entregue em sua região. Por que? Porque o investimento é maior para quem deseja ter produção própria, e muitas vezes dependendo da quantidade, a compra das matérias primas juntas não reduzem significativamente o custo comparado à compra do produto pronto, porque o distribuidor consegue a matéria-prima a preços bem mais baixos. A não ser que se tenha uma receita especial ou diferenciada, ou já possua os equipamentos necessários, é inviável ter produção própria para atender uma pequena loja, mas se ainda assim houver interesse nesse investimento,  seria interessante fazer uma boa análise antes, até porque é possível encontrar alguma pequena fábrica de sorvetes que esteja disposto a disponibilizar um espaço (sob negociação) para sua produção do seu creme de açaí.

 

Dessa forma, o açaí vem ganhando cada vez mais espaço, é uma boa opção para quem está iniciando no ramo de gelados, e  quem tem uma sorveteria pode  colocar mais esse produto no cardápio, pois há uma publicidade muito positiva sobre essa fruta, independente da forma como é servida. Desde a produção da palmeira até o produto pronto ao consumo, há uma economia que está crescente e com grande possibilidade de se manter assim por um longo tempo, pois além do consumo interno, a fruta vem ganhando destaque internacional.


        contato@faturandoalto2.com.br         

© 2017 · SAGA Negócios Digitais. Todos os direitos reservados.