Que tal montar um Negócio Digital!?

08/04/2018

Se a ideia de montar um negócio próprio não sai da sua cabeça, seja por querer uma renda extra, ou, a ideia de trabalhar sem ter um chefe ditando as regras do seu dia a dia te deixa animado, você precisa ler este post até o final, porque nós vamos falar aqui dos Negócios Digitais. Montar um negócio online tem atraído o interesse de muitos empreendedores, a oportunidade de trabalhar enquanto faz a viagem dos sonhos, ou poder  trabalhar em casa somente por um computador conectado à Internet, sem precisar pegar aquele trânsito pesado logo pela manhã. Agora, não se iluda achando que vai trabalhar menos, que não terá ninguém “mandando” em você, porque não é bem assim que funciona.

O avanço da Internet trouxe essa possibilidade, que somado ao perfil empreendedor e a baixa necessidade de investimento, trouxe a oportunidade para muitos terem em um negócio próprio, os NEGÓCIOS DIGITAIS. Mas talvez você esteja se perguntando: como montar um negócio digital, e o que é um empreendedor digital?

Um negócio digital é uma empresa que utiliza a Internet em 100% de seus processos, ou quase isso, que utiliza os diversos canais da Web, como Redes Sociais, Sites de busca, plataforma de vídeos, para se comunicar com o seu cliente. Não existe somente  uma única atividade que atende esse perfil, na verdade vários modelos de negócios (praticamente), podem ser adaptados ao ambiente online, basta fazer alguns ajustes e analisar o mercado.

Quando se fala em um negócio online, se pensa em algumas vantagens como: flexibilidade de horários, já que não é necessário abrir uma porta, e atender o cliente em horários pré-fixados custos baixos de manutenção, muitos desses negócios são geridos a partir de casa. Pouco capital inicial, esse é um dos fatores que mais tem atraído novos empreendedores ao mundo virtual, os negócios exigem pouco e às vezes nenhum capital para dar os primeiros passos. Outra vantagem tem a ver com  o mercado, já que cada dia mais pessoas estão conectadas à Internet, ou seja, se tornam potenciais clientes de algum produto ou serviço oferecidos pela rede. Outra coisa que tem que ser considerada também é que na Internet é possível alcançar muito mais pessoas por um custo mais baixo, ou seja, você pode escalar o seu negócio muito mais rápido do que se estivesse operando um negócio mais tradicional como um comércio, indústria, etc.

Existem alguns pontos que, merecem muito estudo do empreendedor digital, que são as ferramentas e estratégias de implementação e divulgação, pois vão além do conhecimento comum de usuário da Internet, existem muitas informações desencontradas, por isso é necessário conhecer a estratégia antes de gastar algum dinheiro. É preciso conhecer o setor que se deseja empreender e atender as necessidades do potencial cliente, isso é possível fazendo uma análise de mercado, que no que diz respeito a negócios digitais, você pode iniciar um projeto menor dentro do seu mercado e analisar os feedbacks dos clientes, isso é o que costumamos chamar de mínimo produto viável. Você inicia com um “protótipo” do seu negócio principal, e assim vai fazendo testes até chegar ao modelo ideal, assim não precisa investir um capital sem uma avaliação dos clientes que deseja atender.

Veja algumas opções para um negócio digital:

Você pode querer montar uma loja virtual, que são os já tradicionais ecommerces, os investimentos neste caso são bem menores do que seriam necessários a uma loja tradicional,  pode prestar um serviço especializado e usar uma plataforma online para se aproximar dos clientes, que incluem consultorias diversas, serviços contábeis, marketing, consultoria  fitness, etc., também é possível trabalhar como revendedor digital, ou afiliado digital, neste caso normalmente é necessário um investimento menor do que qualquer outro que possamos colocar aqui, já que você revende produtos de terceiros, e recebe uma comissão por isso. Empresas como Amazon, Americanas.com, Magazine Luiza, vem  utilizando este modelo e se beneficiam por terem afiliados para venderem seus produtos. Com essa mesma estratégia, os infoprodutores tem conseguido se destacar entre os empreendedores digitais, porque através do marketing de Afiliados conseguem divulgar o seu produto a muitas pessoas, pois os afiliados criam suas estruturas de divulgação e promovem um produto digital para totos os seus seguidores.


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